terça-feira, 14 de abril de 2015

Chuva de arroz - qual seu significado?

Umas das mais antigas tradições em casamentos é a chuva de arroz ao final da cerimônia. Hoje, muitos noivos optam por substituir os grãos de arroz por bolhas de sabão, pétalas de rosas, efeitos luminosos e até balões. Entretanto, ainda existem muitas noivinhas que preferem não quebrar o costume.
Mas, afinal, qual o significado da chuva de arroz?
Foto: Lene Nunes Fotógrafa
A tradição teve origem nas culturas chinesa e hindu, onde o grão de arroz representava a prosperidade.
Segundo a lenda, tudo teve início quando, a cerca de 2 mil anos antes de Cristo, um mandarim (cargo público de alto escalão no Império Chinês) resolveu realizar o casamento de sua filha sob uma "chuva" de arroz, a fim de demonstrar sua riqueza e amor pela moça.
A partir de então, o costume foi se espalhando pelo mundo todo, como uma forma de manifestar o desejo dos convidados de prosperidade e fertilidade ao casal.
Se você é uma noiva que não abre mão da tradição, não deixe de consultar se a sua igreja permite que os grãos sejam jogados. Pois, em alguns locais, consideram perigoso por deixar o chão escorregadio e, em outros, não concordam com o desperdício de comida enquanto tantas pessoas passam fome.
E, se você é um dos convidados que vai jogar os grãos nos noivos, tenha o cuidado de não atirá-los em direção ao casal, e sim para cima, para que não machuque os recém-casados.

Fonte: Mundo Estranho

Comentários