terça-feira, 10 de junho de 2014

Quando convidar os padrinhos de casamento?

Fotos: Cleia Gomes
Por se tratarem de pessoas especiais, os padrinhos de casamento devem ter prioridade na entrega dos convites.
São convidados extremamente essenciais e, portanto, presume-se que eles farão de tudo para participar do seu grande dia. Sendo assim, é importante que você os comunique com antecedência para que eles possam providenciar todo o necessário para estarem presentes: passagens e hospedagem (caso eles morem em outra cidade), disponibilidade em suas agendas, presentes, trajes, cabelo, maquiagem...
Mas que antecedência seria esta? Uma boa maneira de decidir o momento certo para convidá-los é pensar como um deles: com quanto tempo você gostaria de ser convidada para ser madrinha de um casamento como o seu?
Considere tudo que exige planejamento: orçamento, agenda de compromissos, distância da cidade do padrinho para o local do casamento, disponibilidade de passagens e hotéis...
Eu, particularmente, terei muitos padrinhos que moram longe (literalmente, em todas as regiões do Brasil! rs). Sendo assim, resolvi anunciar o convite o mais rápido possível, pois sei como é difícil organizar tudo isso. Se já tenho a data do casamento e os padrinhos definidos, por que esperar mais?
Obs.: Faltam 6 meses e já convidei a maioria, mas o convite formal ainda nem sei como será.

Então, se você chegou a conclusão de que gostaria de ser convidada para este evento com, por exemplo, 5 meses de antecedência, mas sabe que ainda não terá os convites formais ou as lembranças que pretende entregar neste momento, sugerimos algumas alternativas:
1. Convidá-los para um jantar (coletivo ou para cada casal) e anunciar o convite.
2. Se um jantar não cabe no seu orçamento, pode ser um churrasquinho ou mesmo um encontro em um barzinho que vocês gostem de frequentar.
3. Também pode ser um convite apenas para um lanche, bem informal, se isto for mais o estilo de vocês.
4. Fazer uma visita à casa de cada padrinho com o intuito de oficializar o convite.
5. Agora, se seus padrinhos moram longe, vale até mesmo um telefonema, falando a importância que eles têm para vocês e o quanto se sentiriam honrados se aceitarem este convite.
O que não vale é deixar pra convidar na última hora simplesmente porque os convites não ficaram prontos. É melhor deixá-los informados para se organizarem com antecedência e depois entregar o convite formal que correr o risco de não ter a presença de alguém tão importante nesta data tão especial.

Comentários