quinta-feira, 24 de julho de 2014

Os noivos podem sentar durante a cerimônia de casamento católico?

Decidi procurar o meu sapato de noiva e a grande dúvida que me surgiu foi: na cerimônia de casamento, poderei sentar? Afinal, se o sapato for lindo, mas desconfortável, nunca conseguirei passar a cerimônia inteira em pé.
Já fui em vários casamentos em que os noivos passam o casamento todo em pé, mas também já fui em casamentos em que os noivos sentam-se nos momentos permitidos pela igreja.
Então, fiquei realmente na dúvida. Quem dita esta regra? O celebrante, a igreja, o cerimonialista ou os noivos que decidem?


Segundo o gestor de eventos Staell Ribeiro, graduado em Relações Públicas pela UFRJ, a cerimônia católica tem um protocolo a ser seguido durante o casamento. Neste protocolo, é permitido que os noivos sentem em alguns momentos, como na homilia. Porém, por questão de logística de foto e beleza aos olhos dos convidados, muitos noivos e profissionais da área (fotógrafos, cerimonialistas...) preferem que os noivos permaneçam de pé. "Mas não há problema nenhum em sentar", diz.
De acordo com a fotógrafa Cleia Gomes, a homilia é o momento em que há mais liberdade para fotografar e se os noivos estiverem sentados, limita um pouco a atividade do fotógrafo, que terá que se adaptar à altura dos mesmos.
Staell conta que já houve evento em que um dos noivos era cadeirante e o outro preferiu ficar sentado e até já ocorreu um imprevisto em que a noiva teve uma queda de pressão devido à emoção. Nestes momentos, o cerimonial deve estar preparado para providenciar uma cadeira ou mesmo um remédio para contornar a situação de forma discreta e que não afete a cerimônia.
Portanto, a escolha de sentar ou permanecer de pé durante a cerimônia de casamento católico é especialmente dos noivos!
Eu fiquei muito feliz em saber disso! Agora poderei escolher meu sapato com mais tranquilidade, sem que o conforto interfira na beleza.

Comentários