quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

12 regras de etiqueta básica para convidados

A elegância é algo que não pode faltar em uma festa de casamento. Portanto, portar-se com discrição é imprescindível aos convidados. Para isto, algumas regrinhas de etiqueta são básicas.

Tem dúvidas quanto ao comportamento em uma festa como esta? Então siga as regrinhas que preparamos para você fugir das gafes:

  1. Não deixe de ir à cerimônia religiosa, ainda que sua religião seja diferente da dos noivos ou que você não tenha paciência para os rituais do casamento. Além de ser deselegante, sua presença ali é uma forma de demonstrar respeito e carinho com os noivos.
  2. Nada de invadir a passarela para tirar fotos. Os noivos contrataram profissionais para isto e sua atitude poderá atrapalhar as fotos oficiais, caso não tenha discrição.
  3. Mulheres, evitem roupas inadequadas. Lembre-se que o vestido branco só cabe à noiva vestir neste dia e vestidos muito curtos ou muito decotados são certamente inapropriados, especialmente se houver cerimônia religiosa.
  4. Madrinhas, não queiram aparecer mais que a noiva. O dia é dela! Procure não exagerar no modelito, de modo que ofusque o brilho da noiva. Além do branco, as madrinhas não devem usar preto.
  5. Não leve o presente de casamento no dia da festa. Caso não dê para entregar na casa da noiva antes do casamento, entregue na casa dos pais da noiva no dia seguinte ao casamento. Ou na casa dos noivos, depois que eles voltarem de lua de mel.
  6. Se o convite de casamento foi feito apenas para você e seu companheiro, entenda que os noivos estão esperando apenas duas pessoas para a festa. Levar pessoas a mais que não foram convidadas (a prima, o amigo, a irmã...) é indelicado e ainda prejudica a organização do buffet, que está 
    preparado para um número certo de convidados.
  7. É apropriado falar com a noiva e com o noivo, mas não se deve monopolizar o tempo deles. A não ser que seja um casamento íntimo e de menor dimensão, lembre-se que os noivos têm muitos convidados com quem conversar e a quem agradecer a presença.
  8. Não devore os pratos do Buffet ou a bandeja de salgadinhos! Não importa o tamanho de sua fome ou há quanto tempo você está sem comer. Faça pratos pequenos (e repita se for o caso) e nada de encher a mão de salgadinhos quando o garçom passar servindo.
  9. Se você esqueceu de mencionar aos noivos que tem uma restrição alimentar, esta não é o momento para o fazer. Tente conversar com o responsável pelo buffet para ver se é possível arranjar uma solução adequada.
  10. Não exagere na bebida. Um pouco é gostoso e divertido, mas o álcool em excesso nos faz perder a noção (e junto com a noção, vai-se embora a elegância). Não adianta nada chegar à festa de casamento toda linda e maquiada e ir embora toda descabelada e descalça. Mantenha a linha, sempre.
  11. Não leve pra casa os detalhes da festa. Arranjos da mesa, porta-guardanapos, enfeites da mesa de docinhos e os próprios docinhos do casamento: por mais bonitos que sejam, eles não são seus. Além disso, pode ser um desrespeito com os noivos. Já pensou se eles tiverem de arcar com o prejuízo dos itens que foram saqueados?
  12. E, por fim, não critique. É de muito mau tom criticar o que foi feito com tanto amor e carinho. O que para você pode não ser bonito ou adequado, para outros foi feito com muito empenho e dedicação.

Comentários