sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como escolher o local para sua recepção

Bom dia, noivinhas!
Hoje vim falar sobre LOCAL da sua recepção. Essa é uma escolha muito importante a ser feita.
Antes de escolher o local, você precisa saber a data do seu “grande dia”, pois o clima influenciará muito nesta decisão.
Você pode achar lindo um casamento de dia ao ar livre, mas pense bem no clima da sua cidade.
Particularmente, aqui em Palmas é complicado um casamento de dia ao ar livre no mês de setembro. Imagine seus convidados morrendo de calor e saindo nas fotos com aquela manchinha de suor nas axilas. E as maquiagens (sem fixador) saindo, os rostos brilhando de oleosidade nas fotos? No mínimo, estranho, né? Rsrs.
Mas o pior mesmo é o desconforto que eles e vocês (noivos) sentirão. Ninguém merece esse calor de setembro aqui! Portanto, convém procurar locais climatizados para garantir o conforto e a beleza de todos. =)
Também é muito arriscado fazer um casamento ao ar livre (seja de dia ou de noite) no mês de dezembro, quando as chuvas estão aí a qualquer momento.
Portanto, se você pretende fazer seu casamento em um mês chuvoso, dê preferência a locais fechados.
Se deseja fazer em uma época muito quente, tente encontrar um local climatizado ou tentar fazê-lo à noite, que a temperatura está mais amena.
Se você realmente faz questão de um casamento de dia, tente escolher uma época mais fresquinha (se quiser ao ar livre) ou um local climatizado.
Assim, você garantirá o conforto de todos e estará preparada para imprevistos, não tendo dores de cabeça no dia com, por exemplo, chuvas inesperadas.
Outra dica importante é: um local bonito facilita a decoração e lhe permite economizar.

Economizar é a palavra. Quando começamos a pesquisar os preços dos serviços e produtos, vemos que nada é tão baratinho. Se você pode escolher um local bonito, poderá economizar bastante com a decoração.

Não precisamos falar em “gastar menos”, mas em poder fazer mais com menos. Gastar o dinheiro economizado em tendas (por exemplo) para incrementar os docinhos, o bolo, as lembrancinhas….
Eu, particularmente, considero locais fechados mais fáceis de decorar, a não ser para eventos realizados ao ar livre, onde você pode fazer uma decoração mais rústica, mais campestre.
Uma festa ao ar livre pode ficar muito bonita e sem muitos gastos se você escolher um local com jardins bonitos, por exemplo. Mas não esqueça de pensar no conforto de seus convidados.

Festas à noite, ao ar livre, muitas vezes requerem gastos com iluminação, o que poderia ser economizado em um local fechado e iluminado.
Sem contar a climatização, que aqui em Palmas é tão importante.

Tente também acomodar seus convidados em, no máximo, dois ambientes. Muitos deles são amigos e tentarão sentar-se próximos, além de todos eles estarem ali para prestigiar os noivos, logo certamente irão preferir estar pertinho de nós.
Outro ponto muito importante a ser observado é o acesso ao local.
Procure escolher locais de fácil acesso, especialmente se em sua festa será servida bebida alcoólica. Afinal, não queremos um acidente justamente neste dia tão esperado por nós, não é?
Observe também se há um estacionamento amplo, que comporte a quantidade esperada de carros de seus convidados. Você pode perguntar isso ao proprietário do local, ele poderá te informar.
Ah! E, claro, não esquecer de observar quantas pessoas o local comporta. Tudo deve ser proporcional à quantidade de convidados. Nada de locais muito pequenos ou muito grandes para o número de pessoas esperado.
Realmente, são muitas coisas a se pensar. Por isso, quanto antes começarmos a nos organizar, mais preparadas estaremos para os imprevistos que aparecerão no decorrer de toda nossa preparação.
Nos próximos posts, tentarei falar um pouquinho sobre experiências com locais para eventos.
Se você já escolheu o local do seu evento, comente, conte-nos os motivos da sua escolha. E, se você já passou por dores de cabeça com algum local, conte-nos também. Afinal, experiências “não tão boas” servem muito para o aprendizado, né?
Beijinhos!
 

Comentários