terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Principais gafes cometidas pelos noivos no grande dia

Se você conseguiu evitar as gafes nos preparativos do casamento, no grande dia será mais importante ainda.

Veja as principais gafes cometidas na cerimônia e recepção e fuja delas!






1 - Aceitar "favores" de amadores ao invés de contratar profissionais 

Se você souber exatamente onde economizar, você conseguirá reduzir significativamente os custos de sua festa de casamento. O problema é se você resolve aceitar "favores" de amigos amadores ao invés de contratar profissionais para realizar os serviços em busca de uma economia surreal. 
Quando o amigo é um profissional e você confia em seu trabalho, tudo bem. 
Agora, se não for... muito cuidado! Afinal, você não poderá sequer cobrar comprometimento de alguém que não foi contratado. 
Portanto, tenha muita cautela para não presenciar cenas de desastres, como o carro antigo emprestado para a noiva chegar à igreja quebrando no meio do caminho; o amigo "DJ" que não sabe manusear a aparelhagem de som; o amigo "fotógrafo" sem equipamentos profissionais…

2 - Igreja muito pequena ou muito grande para a quantidade de convidados 

Tenha o cuidado de observar se a igreja que você pretende reservar tem espaço suficiente para acomodar todos os seus convidados. Afinal, ninguém merece assistir a toda uma cerimônia em pé (e ainda de salto alto) por falta de cadeiras.
Também evite igrejas muito grandes se você tem poucos convidados. Os espaços vazios entre os bancos, além de não ficarem bonitos nas fotos e filmagens, dão a impressão de pouco prestígio.

3 - A escolha dos trajes

Os noivos são as estrelas da noite! E, como se é esperado de toda estrela, devem estar vestidos de maneira condizente com o estilo do evento.
Se você pretende casar pela manhã ao ar livre, numa praia, não dá pra usar um vestido cheio de brilho. E também não poderá o noivo usar um terno claro sem gravata em uma cerimônia de gala à noite.
Lembre-se: os anfitriões devem chamar mais atenção que os convidados. Mas o exagero não é sinônimo de elegância. 

4 - Entrada da noiva 

Este é o ápice da cerimônia. O momento em que todos os olhos estão voltados para a noiva, principalmente os dos fotógrafos e cinegrafistas. Lembre-se de manter a postura e nada de entrar pela igreja jogando beijinhos e se comportando de forma extravagante. Tente sorrir e fixar os olhos em seu noivo, no altar. 

5 - Beijo cinematográfico 

E então o celebrante os declara marido e mulher: "Pode beijar a noiva". 
Muuuuita calma nessa hora!!! 
Este não é o momento de mostrar a todos os convidados toda a paixão que sentem um pelo outro através de um beijo. Ninguém está ali para ver uma cena de final de filme romântico. Todos estão presenciando a união de vocês perante Deus e a sociedade. 
Então, que tal guardar os beijos mais calientes para os momentos a sós? 

6 - A dança do casal 

Antigamente, a dança do casal era sempre a simples e tradicional valsa. Hoje, muitos casais optam por uma dança mais inusitada ou que tenha mais a cara deles.
Se você pretende inovar na pista de dança e seu noivo não tem tanta coordenação motora, não espere que ele, por um milagre, incorpore o Patrick Swayze em Dirty Dancing e dê um show de coreografia.
De duas, uma: não fuja ao tradicional ou matriculem-se em uma aula de dança. Assim, os riscos de finais desastrosos são mínimos.

7 - Deixar de cumprimentar os convidados 

É obrigatório passar de mesa em mesa para cumprimentar os convidados? Além de ser elegante, demonstra carinho e atenção com as pessoas que estão ali para prestigiá-los. Porém, dependendo da quantidade de convidados, nem sempre é possível cumprimentar a todos.
Mas, se sua festa será muito grande e o tempo não lhe permitirá passar em todas as mesas, faça um agradecimento ao microfone e passe nas mesas dos familiares e amigos mais idosos. Só não dá para passar a festa inteira sem cumprimentar ninguém.

8 - Bebida em excesso 

A bebida em excesso é uma porta aberta para uma imensidão de gafes!
A ocasião realmente requer brinde e celebração, mas com moderação. 
Este é um momento para ficar guardado na memória, afinal, vocês se prepararam tanto para oferecer uma linda recepção de casamento da qual não se lembrarão de nada?

9 - Arrecadação excessiva de valores 

Deixaremos uma discussão mais a fundo sobre a polêmica da "hora da gravata" para outro post.
Todos sabemos que os consultores de etiqueta condenam este ato. Mas se você não vê mal algum e acha que é uma tradição, evite os exageros! 
Se já pretende cortar a gravata do noivo para arrecadar uma grana extra, nada de passar sapato da noiva, vaquinhas de pelúcia e afins. 
Assim como pra você, seu casamento também não saiu barato para seus convidados, que tiveram que gastar com roupa, cabeleireiro, maquiagem, presente, viagem... e ainda gravata, sapato vaquinha??? Aí não dá, né? Escolha um e já está de bom tamanho.

Comentários