quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aprenda a escolher as damas adultas (demoiselles) para o seu casamento

Tradicionalmente, no Brasil, as noivas sempre preferiram crianças como daminhas de honra. Estávamos acostumadas a ver as damas adultas apenas em filmes americanos. Mas, ultimamente, o cenário vem mudando e muitas noivinhas têm escolhido demoiselles, assim como fez Kate Middleton ao escolher sua irmã Pippa, de 27 anos, para ser dama de honra do casamento real.





A tradição de ter damas de honra adultas tem origem no império romano, quando, nas cerimônias, os noivos eram precedidos por jovens com mais ou menos a mesma idade e com roupas semelhantes às dos cônjuges. Desta forma, acreditava-se que afastavam os maus espíritos que não podiam diferenciar os recém casados do resto do grupo e, desta maneira, não poderiam prejudicá-los. Assim, o novo casal seria poupado da miséria.

Deixando o misticismo de lado, nos Estados Unidos a função das damas adultas é auxiliar a noiva nos mais diversos aspectos e momentos do casamento, ajudando-a no que for preciso. É um papel realmente de honra, dedicado às suas melhores amigas, que lhe fazem companhia e dão segurança e conforto no dia do casamento. O seriado Sex and the City ilustra bem isto nos casamentos de suas personagens.



Se você também quer escolher demoiselles para o seu casamento, vamos aprender como funciona.

No cortejo da cerimônia, o momento ideal para entrada das damas de honra adultas – de preferência, em duplas – é depois dos padrinhos e madrinhas, abrindo caminho para a noiva, ou após a noiva, podendo auxiliá-la com o véu.

Mas a presença das damas de demoiselles não impede a escolha de crianças para daminhas e pajens, que podem ser floristas e carregar alianças. As amigas da noiva devem carregar apenas pequenos buquês.

Para que o cortejo não vire uma bagunça, é preciso definir bem como será a ordem de entrada na igreja. 

No caso de optar pelas duas, damas adultas e crianças, o cortejo segue a seguinte ordem: daminhas (depois do noivo), depois as demoiselles e em seguida a noiva!

E os vestidos? Bom, não precisam ser iguais!!! Podem ser de cores iguais e modelos diferentes, ou ainda de modelos iguais e cores diferentes.






Gloria Kalil diz que a escolha de damas adultas fica à critério da noiva. Mas não aconselha que elas estejam vestindo branco, como Pippa. Por aqui, o branco ainda é exclusividade da noiva. “O preto também não é adequado", diz Gloria. "Tons vibrantes ou pastel são os mais adequados”, completa.



E se a noiva optou pelas damas adultas, quem serão as madrinhas? Entenda: as damas adultas são as amigas solteiras do casal. Os padrinhos podem ser casais de verdade. Mas, a escolha, na realidade, não é obrigatória.

As noivas não podem esquecer, de forma alguma, de checar com o padre se ele autoriza vestidos tomara que caia ou muito decotados. “E é preciso ter cuidado para não ofuscar a noiva”, completa Gloria.

E, se você decidiu homenagear suas grandes amigas com este papel tão importante, aproveite para tirar fotos criativas!







Comentários